APRENDENDO E ENSINANDO


A educação não é apenas o ato mediante o qual um homem informa a outro alguma coisa. Ela é, sobre tudo, um sistema de trocas mediante o qual, através da compreensão se atinge um consenso.
Iris Barbosa Goulart

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PESQUISA QUALITATIVA E PESQUISA QUANTITATIVA?

Pesquisa é um processo de investigação e aprendizagem com metas definidas em busca de atingir um determinado objetivo. A pesquisa é uma ação que permite a descoberta de algo que está sendo investigado, é fundamentada na literatura e realizada para solucionar um problema.
Cada ser humano ao realizar uma pesquisa deve ter em mente qual o tipo que irá utilizar.
Podemos perceber a definição de Silva e Menezes sobre pesquisa qualitativa e quantitativa.
Para Silva e Menezes (2001, p. 20):
A pesquisa qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo rela e o sujeito, é um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação no processo da pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos da abordagem.
A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc). 
Portanto a pesquisa qualitativa está voltada a resolver problemas da realidade através da participação direta do pesquisador com o ambiente pesquisado, valorizando o processo e não o resultado. No entanto a pesquisa quantitativa preocupa-se em garantir precisão nos resultados obtidos, mediante técnicas estatísticas.
O tema que se trabalhou no projeto de pesquisa foi: Avaliação da Aprendizagem: Função qualitativa ou quantitativa.
Esse trabalho foi embasado na pesquisa qualitativa e bibliográfica, pois ambas procuram investigar a realidade sobre um determinado tema. A qualitativa se preocupa com o processo e não com o produto, a bibliográfica se utiliza as referências para solucionar o problema.
Foram utilizados para coletar dados: a observação participante direta, entrevistas e questionários com perguntas abertas e fechadas para professores, pais, alunos e para a gestora da escola.
A observação participante direta foi de grande importância neste trabalho,pois a mesma faz com que o observador se envolva com o objeto da pesquisa, passando a fazer parte dele.
A pesquisa teve como enfoque o método fenomenológico hermenêutico, que consiste em conhecer o que não está claro a uma realidade, e tem intuito captar sua essência.

                                                          Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa
http://www.pucrs.campus2.br
SILVA, Edna Lúcia da: MENESES, EsteraMuszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3ª ed. -Florianópolis: 2001
LOPES, Rosilda Rodrigues: Avaliação da Aprendizagem: Função qualitativa ou quantitativa. 1ª ed.–Tabatinga: 2006.